Em meio à pandemia, Hospital Galileo recebe doações de insumos médicos

É fato que a pandemia do coronavírus deixou, e ainda vem deixando sérias marcas em nosso cotidiano, no Brasil e no mundo. Todos os segmentos da sociedade de alguma maneira foram e continuam sendo afetados, porém, uma área específica vem sofrendo ainda mais os efeitos nocivos do covid-19, a saúde. Afinal, esses profissionais e suas instituições estão na linha de frente contra a doença.  

Tal como em todas as outras áreas, as instituições da saúde, especialmente os hospitais tiveram que se adaptar a esses novos tempos. Foi preciso alterar o modus operandi para tratar dos pacientes suspeitos ou contaminados com covid-19 – e de tantos outros com problemas diversos, como enfarto, AVC, acidentes de trânsito etc. Além disso, a atenção máxima com a saúde dos seus próprios funcionários, que também lutam para não se contaminar com o vírus é outro fator delicado.   

“Sabíamos que teríamos o apoio de vários segmentos da sociedade. E, tendo o Dr. Admar Concon Filho como então presidente da Associação Médica de Valinhos, seria fácil o entrelaçar de mãos”. 

Sandra Rossi Giraldello, idealizadora das doações aos hospitais de Valinhos 

Essa adaptação exigiu um esforço extra de todos: funcionários, pacientes e sociedade civil. 

Nesse sentido, o Hospital e Maternidade Galileo foi agraciado com doações que fizeram toda a diferença para as suas atividades do dia a dia. Foram doados à instituição máscaras N95/PFF2, luvas descartáveis, máscaras de tecido, máscaras em TNT, aventais descartáveis, aventais impermeáveis e lençóis em TNT. Tudo para proporcionar um melhor atendimento aos pacientes e mais segurança às equipes médicas e de enfermagem. 

A ação foi idealizada pela fonoaudióloga Sandra Rossi Giraldello, que há anos organiza ações assistenciais na cidade de Valinhos (SP). “Nosso foco inicial foi paramentar e imunizar nossos profissionais da saúde que estariam na linha de frente nas UPAS da rede pública e nos hospitais de nossa cidade, com equipamentos de EPIS que os protegessem. Beneficiamos a rede de saúde de Valinhos e os hospitais Galileo e Santa Casa”, afirma Sandra. 

“Agradecemos à Sandra por ter idealizado e liderado essa linda ação e também a todas as pessoas que fizeram as doações, efetivamente! Nosso muito obrigado”

Maria Aparecida do Prado, Diretora Administrativa do Hospital Galileo

Fundadora do Projeto Humanitário ViraLata ViraCasa, Sandra Rossi comenta que essa ONG também foi de suma importância para levar à frente a ação  de doação aos hospitais da cidade.  “Pela sua essência, o ViraLata ViraCasa  foi fundamental para subsidiar as estratégias e ações desenvolvidas, mobilizando parceiros, voluntários, contatos, além dos insumos para os profissionais da linha de frente. Também pudemos com alguns de nossos parceiros entregar aproximadamente mil cestas básicas, roupas, produtos de higiene , máscaras para a população e centenas de máscaras de tecidos para a Feav (Fórum das Entidades Assistenciais de Valinhos), assim como a Feav também nos ajudou”, afirma.  

O Hospital e Maternidade Galileo agradece à Sandra Rossi e a todos que em conjunto fizeram com que as doações ao hospital se tornassem realidade.