Hospital Galileo tem novo protocolo para combater câncer de intestino

Hospital Galileo tem novo protocolo para combater câncer de intestino

Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil registra mais de 36 mil casos de câncer de cólon e reto a cada ano. Também conhecido como câncer de intestino ou colorretal, esse é o terceiro tipo de câncer mais frequente entre os homens e o segundo entre as mulheres. Ciente da gravidade da doença e com ímpeto de proporcionar um tratamento cada vez melhor aos pacientes dessa patologia, recentemente, o Hospital Galileo passou a contar com um novo protocolo de colonoscopia. 

“Rastreamos o câncer de intestino, indicando exames em pacientes assintomáticos, com intuito de prevenir o câncer do intestino por meio da detecção de lesões precoces, as quais denominamos pólipos. Não são todos pólipos do intestino que se transformam em câncer, mas todo câncer de intestino nasce de um pólipo e na grande maioria dos casos não geram sintomas algum”, afirma o gastroenterologista Dr. Fabrício da Silveira Bossi  que também é especialista em cirurgia do aparelho digestivo.   

As indicações mais precisas de que uma pessoa precisa procurar auxílio médico para investigar um eventual câncer de intestino são: dores abdominais, alteração do hábito intestinal (diarreia, constipação ou alternância desses sintomas), sangramento através do ânus, fezes com sangue ou muco e resultado positivo para sangramento oculto nas fezes. 

“Os principais fatores de risco são a idade – principalmente acima dos 50 anos – tabagismo, obesidade, maus hábitos alimentares, sedentarismo, alcoolismo, algumas condições genéticas específicas e que são raras (pólipose familiar), história de câncer intestinal em familiares de primeiro grau (país, irmãos e filhos) e história pregressa de já ter tido câncer do intestino”

                           Dr. Fabrício da Silveira Bossi, gastroenterologista do Hospital Galileo

Ainda segundo o Dr. Fabrício Bossi, os casos desse tipo de câncer vêm aumentando em pessoas de faixas etárias inferiores ao que habitualmente se via. “Os protocolos visam indicar o exame aos 50 anos de idade, porém, sabemos que nos últimos anos têm aumentado o câncer dos segmentos do reto e do sigmoide no intestino, em pessoas já com 40 anos”, conclui. 

Como se prevenir do câncer de intestino? A colonoscopia é um exame preventivo que detecta lesões superficiais e precoces com alternativa do tratamento definitivo pela retirada das lesões e dos pólipos. Exercícios físicos, exposição solar, ingestão equilibrada de água, dieta rica em frutas e verduras, sono adequado, eliminação dos fatores estressores mentais e ambientais, diminuição ou abolição do consumo de álcool, abolição total do cigarro, e vigilância das lesões com colonoscopias programadas são importantes fatores de prevenção.  

Quais são os destaques do Hospital Galileo nessa área?

Na área de gastroenterologia, especificamente no setor de endoscopia, o Hospital Galileo conta com profissionais experientes realizando exames endoscópicos e colonoscópicos, tanto na área de diagnóstico como terapêutica. Tratamento por radiofrequência do esôfago de Barrett e cápsula endoscópica também são oferecidos no hospital. 

Se quiser saber mais a respeito da prevenção ou tratamento do câncer de intestino, marque uma consulta com um dos médicos especialistas do Hospital e Maternidade Galileo.