TRATAMENTO ONCOLÓGICO ESPECIAL MULTIDISCIPLINAR AVANÇADO PARA O CÂNCER DO PERITÔNIO BEM SUCEDIDO É PIONEIRO NA RMC – (VALINHOS - Hospital Galileo)

TRATAMENTO ONCOLÓGICO ESPECIAL MULTIDISCIPLINAR AVANÇADO PARA O CÂNCER DO PERITÔNIO BEM SUCEDIDO É PIONEIRO NA RMC – (VALINHOS - Hospital Galileo)

Em setembro último, a equipe oncológica multidisciplinar do Hospital Galileo, coordenada pelo cirurgião oncologista Dr. Pedro Ricardo Fernandes (especialista e membro titular das Sociedades Brasileiras de Cirurgia Oncológica e de Cancerologia, e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões) o grupo de anestesiologia, chefiada pelo Dr. Emanuel Guedes e a oncologista clínica Dra. Ana Maria Castro Andrade, realizou com sucesso a primeira cirurgia de citorredução tumoral peritoneal ótima com sucesso na região de Valinhos / Região Metropolitana de Campinas, denominada: “debulking” peritônio-visceral radical ampliado com peritonectomia associada à quimioterapia intra-peritônio-pleural hipertérmica (“HIPEC”) sem intercorrências ou complicações. 

A paciente obteve alta hospitalar em bom estado no décimo dia pós-operatório, com razoável chance de cura definitiva deste grave e raro tipo de câncer (mesotelioma peritoneal maligno).

Segundo o cirurgião oncológico Pedro Ricardo, a adequada condição clínica aliada a admirável determinação da paciente, relativamente jovem e sem comorbidades; a apropriada seleção do caso para este procedimento de alta complexidade e de longa duração (12 horas de procedimento); ainda, o valoroso empenho da diferenciada equipe multidisciplinar, foram os fatores determinantes para o sucesso terapêutico.

Três experientes anestesistas trabalharam ininterruptamente durante a complexa e longa cirurgia, atentos ao intricado controle dos sistemas de monitoramentos especiais cardiovasculares, neurológicos, de temperatura e anestésicos avançados, além do auxílio na complexa assistência pós-operatória contínua.

A perfusão hipertérmica de quimioterápicos intra-abdominal ficou à cargo das perfusionistas da BRAILE BIOMÉDICA de São José do Rio Preto - SP, com constante apoio da farmácia, engenharia clínica e da central de materiais do Galileo. Coube à eficiente equipe da UTI, o maior mérito pelo complexo tratamento pós-operatório.

A perfeita coordenação logística da farmacêutica Maria Aparecida Prado, administradora do Hospital Galileo, a fundamental colaboração da farmacêutica Fabiane, além do brilhantismo das equipes de fisioterapia, enfermagem, nutrição, higiene e assistência social do Galileo, foram provimentos essenciais para o bom êxito.  

O acontecimento inédito com sucesso, na RMC, contou com o total apoio da UNIMED Campinas, inclusive com a presença de representante desta operadora.  Dr. Pedro Ricardo ressalta que o Hospital Galileo reúne todas as qualidades e necessidades hospitalares para realizar os procedimentos de alta complexidade, como a HIPEC e outros.

Há mais de uma década, desde que o Dr. Pedro Ricardo retornou para Campinas, após a sua especialização no Hospital de Câncer de Barretos, a sua equipe de Cirurgia Oncológica procede cirurgias de alta complexidade na RMC, inclusive peritonectomias (remoção cirúrgica da membrana peritoneal que reveste as estruturas intra-abdominais, infiltrada por múltiplos tumores) para a redução ou, até mesmo em alguns casos bastante selecionados, a eliminação de incontáveis tumorações peritoneais disseminadas (“limpeza” cirúrgica da “carcinomatose peritoneal”).  O Dr Pedro Ricardo salienta que é um procedimento de elevada morbi-mortalidade e de restrita indicação.

Esta foi a primeira peritonectomia associada à quimioterapia hipertérmica intra-abdominal e torácica na RMC com sucesso e realizada por equipe integralmente dessa região. O Dr. Pedro Ricardo alerta ainda que, apenas em casos bem selecionados (alguns casos de implantes tumorais pouco disseminados no peritônio e de origem menos agressiva) e em um centro com equipe multidisciplinar realmente capacitada, focada e integrada, se consegue executar este tratamento com segurança e máxima possibilidade de sucesso, para o paciente.

Curta a Página do Galileo